Dicas práticas para ensinar seu filhote a fazer xixi no lugar certo

Nesse post eu vou te ensinar a educar o seu filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo.

A metodologia utilizada aqui é baseada 100% no reforço positivo, portanto livre de punições e aversivos, seguindo embasamento científico e eficaz, considerando o bem-estar dos animais.

Vamos primeiro entender alguns pontos:

  • Cães não tem o hábito de fazer xixi em um único local, por isso você precisa se dedicar a ensinar;
  • Quando seu cachorro faz xixi ou cocô fora do lugar que você quer, a culpa não é dele e ele não está tentando te afrontar ou te provocar;
  • Ao dar bronca no seu filhote, você não só está tornando a relação de vocês muito frágil e confusa, como também não está ensinando o local certo para as necessidades;
  • Filhotes com energia acumulada tendem a errar o local com mais facilidade;
  • Se seu cachorro errar o local, assuma a responsabilidade pelo erro, ao invés de culpá-lo.

O primeiro passo para começar a ensinar o seu filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo é preparar o ambiente. É muito importante que o ambiente esteja adequado para evitar os erros e facilitar os acertos.

Quer aprender na prática, com suporte via whatsapp e ter acesso aos vídeos do ambiente que eu preparei para a minha cachorrinha, Joana, quando ela chegou em casa com 2 meses? Conheça ABC do FILHOTE.

Para isso, se o filhote já sabe ficar restrito em um espaço ou cômodo da casa, você pode forrar com tapete higiênico ou jornal um pedaço dessa área restrita e sempre que ele acertar o xixi ou cocô, recompense com petisco. Se o filhote não fica restrito ou faz errado quando você solta, é necessário espalhar vários tapetinhos pela casa, em todo local onde ele costuma fazer precisa ter pelo menos um tapetinho. Isso vai evitar que ele faça no chão. Espalhe bastante tapetinhos, quanto mais melhor, nesse primeiro momento.

Retire do ambiente outros tapetes que ele não possa fazer xixi, como tapete da sala, tapete do banheiro, passadeira de cozinha etc. Se não for possível retirar, restrinja o acesso dele a esses tapetes, mantendo as portas fechadas, por exemplo.

Mais pra frente vou mostrar como fazer a evolução e diminuir a quantidade de banheirinhos.

Me siga no Instagram para dicas de adestramento e comportamento.

Segundo passo para garantir o aprendizado é criar uma rotina adequada às necessidades dele. Isso vai fazer com que ele esteja em um estado mental ideal para absorver tudo que você está ensinando, inclusive o xixi e o cocô:

  • Horários de alimentação – não deixe à vontade e ofereça a comida em brinquedos de enriquecimento ambiental ou em treinamento;
  • Horário de descanso – o descanso é tão importante quando as atividades, pois ele vai garantir melhor absorção do aprendizado e também um equilíbrio geral do organismo, garantindo mais saúde e bem-estar.
  • Rotina de atividade física – com brincadeiras de jogar os brinquedos pra ele buscar e também cabo de guerra. Os passeios também funcionam muito bem como atividade física;
  • Atividade Cognitiva – ensinar comandos e enriquecimento ambiental no horário das refeições;
  • Atividade Social – socializar o seu filhote desde cedo é fundamental para ter um cachorro saudável e confiante. Os passeios na rua, idas ao parque, ao shopping, restaurantes são importantes se você quiser incluí-lo na sua rotina e também mantê-lo com a mente equilibrada e apta a aprender coisas novas.

Agora que você já preparou o ambiente e criou uma rotina legal e adequada para o seu filhote, é importante manter a consistência para conseguir evoluir e diminuir a quantidade de tapetinhos.

Atenção: Se o seu filhote fizer xixi ou cocô no chão durante o processo, você não vai diminuir a quantidade, mas vai adicionar outro tapetinho no local onde ele fez, sem retirar nenhum.

Com a casa cheia de tapetes (socorro! mas calma que é por pouco tempo, considere que seu cachorro vai viver uns 15 anos e nunca mais vai errar o lugar), você deve manter assim por uma semana e, se o filhote acertar todas as vezes (considere como acerto o xixi ou cocô em cima do tapetinho, não importa qual tapetinho), você pode começar a reduzir a quantidade. Retire aqueles tapetinhos que não foram usados ou usados muito pouco e mantenha assim por mais uma semana. Analise o que acontece.

Se ele estiver errando, não dê bronca! Com certeza o ambiente ou a rotina não estão adequados, entenda onde você está o errando e recomece.

Se ele estiver acertando, mérito seu! Continue a reduzir a quantidade até que fique apenas um tapetinho e, se necessário, vá direcionando esse tapetinho aos poucos até o local que você deseja.

Seguindo essas orientações direitinho, seu filhote vai aprender em poucas semanas e você terá muito mais paz e tranquilidade.

Um beijo e até o próximo post!

Cintia Magrini – Psicóloga e Adestradora Comportamentalista

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Bem-estar animal e Humanização

Você já ouviu falar de Bem-Estar Animal? Bom, Bem-Estar é um conceito científico que busca elaborar medidas para que os animais inseridos em meios não